Poucos materiais provocam tanta nostalgia como o piso de taco de madeira. Hit absoluto das casas dos anos 50 e 60, o revestimento clássico é tido como o queridinho do momento entre quem planeja decorar o primeiro apartamento ou reformar a casa. Repaginados, os “taquinhos” (ou “tacões”), como eram chamados, caíram no gosto da nova geração e compõem desde ambientes com ares retrô até os mais modernos, com mosaicos e desenhos diferenciados.
Sala de estar com piso de taco de madeira assinada pelo Estúdio Minke
“Os pisos de madeira, sejam os tacos, assoalhos ou pisos laminados, sempre estão em alta, pois a madeira tem história na casa dos brasileiros e é um material muito apreciado”, explica o arquiteto Renato Andrade, do Andrade & Mello Arquitetura. “Não dá pra dizer que é uma tendência passageira. O que se pode inovar é fazer uma paginação diferente no taco, como algo diagonal, ou espinha de peixe. Criar é preciso!”, afirma.
+ Apartamento de casal: 10 ideias de decoração para quem leva vida a dois
No passado, muitos fugiam desse tipo de piso. A necessidade de aplicação de camadas de sinteco ou de enceração, além dos riscos de descolamento, encareciam a manutenção da madeira. Hoje, as novas opções de materiais resinados, tamanhos e diferentes formas de paginação fizeram do revestimento uma solução atrativa (e criativa) para o décor.
+ Cores de 2020: 10 ideias para usar os tons na decoração
Projeto assinado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura
A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o piso de taco de madeira:
Afinal, o que caracteriza o piso de taco?
Em geral, os tacos são aproveitados de madeiras que não tinham dimensões adequadas para virar um assoalho. Eles têm dimensões fixas, normalmente, com largura e comprimento múltiplos. “Os mais comuns medem 7 x 35 cm, 7 x 42 cm e 10 x 40 cm. Hoje, temos tacos com madeiras comuns, madeiras sustentáveis (com certificados ou feitas com madeira de demolição) e os tacos que chegam prontos à obra, já com resina de proteção”, destaca Andrade.
+ Mix de azulejos: 9 ideias para inovar na decoração do banheiro
Projeto assinado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura
Diferentes tipos de madeira podem ser utilizados na confeccção do piso. As mais comuns são amêndola, ipê, jatobá, cumaru e perobinha. “O que muda também é o tipo de paginação escolhida. Ela pode ser feita de cinco jeitos diferentes: espinha-de-peixe, escama-de-peixe, dama, amarração e diagonal”, complementa.
+ Organização de cozinha: 8 dicas para deixar tudo no lugar
Dicas e cuidados para manutenção
Para manter o piso sempre bonito e reluzente, alguns cuidados específicos devem ser tomados. Com o tempo de uso, é normal que apareçam riscos ou, nos casos mais graves, o descolamento de algumas peças. O acúmulo excessivo de água sobre os tacos, por exemplo, pode causar infiltrações entre o assoalho e o cimento, o que, posteriormente, provoca o estufamento dos tacos.
+ Reforma barata deixa sala irreconhecível: veja antes e depois
“Cuidar do contrapiso é fundamental. Ele é essencial para quem pretende fiar a madeira diretamente nessa base. Caso o contrapiso não esteja compacto, liso e livre de água, pode, em ultimo caso, estragar o revestimento”, explica o arquiteto. “O maior problema ocorre com os cimentados novos – que ainda não estão completamente secos e curados. É preciso esperar uns dez dias antes de colocar o piso”.
Projeto assinado pela arquiteta Karina Korn
A limpeza e os reparos adequados estão entre os principais cuidados para deixar o piso sempre impecável. As indicações básicas são: utilizar pouca (se possível, nenhuma) água para evitar o descolamento ou escurecimento do assoalho; aplicar produtos específicos para limpeza de piso de taco – sempre com pano seco; e colocar protetores sob pés de cadeiras, poltronas e mesas para evitar arranhões no piso. “Os fabricantes, em geral, recomendam uma nova raspagem, calafetação e reaplicação de verniz a cada oito ou dez anos”, completa o arquiteto.
+ 5 benefícios do piso de madeira
Vantagens e desvantagens
“Alta resistência e durabilidade, além dos vários modelos disponíveis, são algumas das vantagens dos tacos. O taco de madeira é um revestimento adorado por todos, pois traz aconchego e sensação de conforto para o ambiente”, garante Renato Andrade. “Quanto ao preço, é um produto mais caro, por exemplo, do que um piso laminado ou até mesmo um porcelanato“, pondera.
+ Decoração de casa de praia: 10 ambientes para relaxar
Agora que você já sabe tudo sobre o piso de taco de madeira, inspire-se com ideias de decoração deslumbrantes:
Projeto assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura
Projeto assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura
Projeto assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura
Projeto assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura
Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!